Sete passos para configurar uma rede Wi-Fi segura

A área de cobertura pode ser ampliada adicionando mais módulos Twibi, com um máximo de 6 módulos por rede. Por esse motivo resolvemos dar 6 dicas para tornar o acesso a redes Wi-fi públicas mais seguras. Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade. Alguns roteadores permitem ocultar o SSID, o que na prática significa que ao listar as redes ao alcance, a sua não será exibida. Esse artifício não impede que um hacker com alguns conhecimentos localize-a, mas vai lhe dar algum trabalho e no caso dos vizinhos leigos e que não gostam de pagar um provedor de acesso, resolverá.

Esse recurso faz a criptografia entre o navegador e o domínio, impedindo que hackers tenham acesso a dados sigilosos e sensíveis. Por fim, ao usar um sistema operacional específico, evite os softwares pirateados, os quais podem ser um um grande inimigo da empresa. Ainda que possam representar uma vantagem no orçamento, tais programas tendem a vir com malwares, sem contar que, frequentemente, dispensam as atualizações de segurança oferecidas pelo desenvolvedor oficial.

Assim, ele “intercepta” sua conexão e consegue monitorar suas atividades, acessar seus dados e muitas outras coisas sem seu consentimento. Clique aqui e descubra uma solução excelente para prevenir incidentes de segurança e promover o uso consciente e seguro da internet em sua empresa. A partir do momento em que se pode acessar a rede inserindo a senha manualmente, sua utilização se torna opcional. O WPS costuma vir ativado por padrão nos roteadores, mas é possível desativá-lo facilmente nas configurações wireless e, assim, reduzir o risco de invasões. Contudo, existem medidas que, ao serem tomadas, podem aumentar consideravelmente o nível de proteção do roteador a fim de manter sua vida digital preservada. Gerencie permissões - De maneira semelhante ao celular, o sistema operacional do computador pode conceder permissões a aplicativos.

Dicas

Encaminhe mídia sem metadados - Parte dos smartphones anexam automaticamente um conjunto de dados adicionais a cada fotografia, como hora, data, local, usuário etc. Isso pode revelar muito mais informações do que você pretendia compartilhar. A partir do momento em que você abre esse link, suas informações já estão sendo rastreadas. Apresentamos as dicas mais comuns para você não se preocupar com o seu WIFI, porém não são todas as existentes.

dicas para melhorar a segurança do seu Sistema de Wi-Fi

Faça a gestão dos documentos digitais da sua empresa em uma plataforma segura

Verifique periodicamente o que o seu fabricante tem adicionado nos novos firmwares. Se você precisa usar uma conexão Wi-Fi pública, há algumas estratégias que você pode adotar para se proteger contra as maiores ameaças que esses hotspots oferecem. Nesse ataque, o criminoso coloca um dispositivo entre a conexão do seu aparelho com o roteador Wi-Fi.

Trata-se de um interfone equipado com uma câmera, que permite ao porteiro não só enxergar quem está do outro lado, mas também se comunicar com a pessoa. Assim é possível realizar todo o procedimento de confirmação sem que o indivíduo precise entrar no prédio, sendo mais seguro caso haja necessidade de restringir a entrada. O recomendado é instalar uma Smart Câmera Wi-Fi em espaços estratégicos do condomínio, como no interior do salão de festas e em outros espaços de circulação comum. Os modelos atuais incluem microfone (além das imagens, você pode monitorar o som do ambiente) e visão noturna, sendo ideais para um monitoramento completo, com som e até mesmo no escuro. Uma das diferenças entre a Smart Câmera Wi-Fi e Smart Câmera Bot é o ângulo da imagem. Com elas você pode escolher a melhor opção para cada área a ter uma segurança inteligente.

“Também é preferível acessar os sites de bancos, por exemplo, diretamente pelo site oficial ou pelo aplicativo. Isso é mais seguro do que acessar algum link recebido por email ou SMS”. Um software ou equipamento de firewall, por exemplo, evita que conexões maliciosas sejam planos de hotspot social executadas. Todos os pacotes que entram e saem da infraestrutura são avaliados em busca de indicadores que possam apontar para tentativas de invasão e roubo de dados. Se algo for encontrado, o acesso é bloqueado e o técnico alertado para tomar as medidas cabíveis.

Como configurar a busca protegida (SafeSearch) no seu computador ou sua rede

Mas evite guardar dados confidenciais ou informações pessoais na nuvem, eles podem ser rastreados. Além disso, os cibercriminosos poderiam usar sua rede doméstica para atividades ilícitas. A polícia poderia terminar batendo na sua porta para prender você ao invés de prendê-los. Então é melhor você ativar a criptografia WPA2 (WEP não é muito confiável) e definir uma senha forte na sua rede doméstica.

Você poderá consultar ou verificar as tentativas de acesso indevidas através dos LOGs do equipamento, algo similar ao demonstrado a seguir. Por isso, sempre desabilite a conexão automática e esteja muito atento às redes às quais você se conecta. Deixar seu celular ou tablet programado para se conectar à primeira rede de Wi-Fi aberta que estiver disponível é um enorme erro.