É o caso do e-commerce, do marketplace e das lojas virtuais, por vezes chamadas também de vitrines virtuais (mas que, na verdade, possuem outro significado). Já no varejo tradicional, a empresa pode ter uma loja física e uma loja virtual, mas esses canais são tratados de forma separada, com processos e estratégias diferentes para cada um deles. No omnichannel, o objetivo é integrar todos os canais para que o cliente possa realizar suas compras de forma fluida e sem barreiras. Uma das principais vantagens da loja virtual é a praticidade e a comodidade oferecida aos consumidores.
O faturamento do e-commerce no Brasil deve crescer 18% em relação ao ano passado e faturamento deve chegar a R$ 56,8 bilhões, segundo ABComm. A pesquisa levantou os e-commerces mais acessados cupom amazon no Brasil, e vários deles são internacionais. Em 2016, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo publicou um estudo que apresenta as 50 maiores empresas de e-commerce do Brasil.
Algumas lojas virtuais também apostam no envio de amostras grátis junto com o pedido do cliente. Assim, ele tem a oportunidade de conhecer mais produtos e pode decidir comprar a versão original. Se estes canais não existirem, ou forem ineficazes, logo surgirão reclamações online em sites como o Reclama Aqui, e a reputação da loja virtual despencará. E, perdida a confiança do usuário, o reflexo negativo certamente virá sobre as vendas e o faturamento.
Qual a diferença entre e-commerce e Loja Virtual?
A loja também desenvolveu, em parceria com a Chanel, um app que permite marcar um horário com um associado da loja. Antes da hora, é possível procurar itens no aplicativo e selecioná-los para experimentar presencialmente. Já com a ferramenta Inside Track Table, os consumidores podem receber informações em tempo real relacionadas a qualquer calçado Nike, a exemplo de quantas pessoas estão usando o tênis naquele momento.
Loja física ou virtual: quais as vantagens de cada uma e como integrá-las?
Porém existem clientes que só realizam compras através do Pagseguro ou Paypal, por já possuírem um nome consolidado no mercado. A escolha dessa plataforma é fundamental para o sucesso do seu e-commerce. E-commerce é a abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial (compra e venda) feita através da internet com o auxílio de um equipamento eletrônico. Além de tudo, essas estratégias ainda melhoram a satisfação do cliente em relação ao atendimento do e-commerce, pois ele se sente mais valorizado e sente que recebeu mais valor agregado em sua compra. Outra estratégia típica do e-commerce é trazer, na página dos produtos, opções para o usuário comprar mais.
Isso é fundamental, em vez de se criar planejamentos separados, o que pode gerar uma lacuna na qualidade percebida nos dois ambientes. Isso quer dizer que, considerando o varejo 4.0, os gestores precisam perceber que o varejo tradicional pode se tornar um ponto de atendimento para o e-commerce. No entanto, isso não significa que o varejo físico não possa se adaptar a isso, principalmente diante do processo de integração de dados.
Dessa maneira, ele facilita e agiliza o trabalho de gestão em muitas frentes. Por outro lado, também tem como efeito o maior peso estratégico da questão da logística. Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes feitas por quem deseja iniciar um site de e-commerce.
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Frente a isso, trabalhe com afinco para ter um bom desempenho operacional. O primeiro passo para alcançar o tão esperado sucesso de vendas é definir uma estratégia comercial eficiente. Por isso, reflita sobre os valores e objetivos da sua empresa e avalie quais são as prioridades. Algumas das categorias que vêm trabalhando com este tipo de relação comercial são as de roupas e calçados, têxtil, eletrodomésticos e automóveis. A Tesla é uma marca que trabalha com o comércio D2C, já que vende os seus carros diretamente para os clientes finais, sem mediação de concessionárias.