A densitometria faz uma avaliação completa da densidade óssea e composição dos ossos. Por isso, esse exame pedido pelo ortopedista é muito importante para o acompanhamento de osteopenia e osteoporose. Sendo assim, o ortopedista está apto para solicitar os exames que achar necessário, dependendo de cada caso, e também é preparado para conseguir interpretar os resultados e chegar a um diagnóstico exato.
Quando devo consultar um ortopedista?
O médico ortopedista não só trata, mas também orienta sobre como cuidar dos ossos e músculos, por outro lado, prevenir é melhor que tratar, pois mantém você ativo e sem dores. Ao conhecer os exames que o médico ortopedista pode pedir, isso ajuda o paciente a se preparar, Condromalacia patelar mas o mais importante é saber que exames são solicitados para confirmar o diagnóstico. Depois dos exames físicos, vem a análise de exames complementares em ortopedia. O ortopedista reúne todas as informações para decidir qual o melhor tratamento para o paciente.
Usar muito o celular pode causar tendinite. VERDADE
Outro exame comum que pode ser solicitado pelo ortopedista é o de Ressonância Magnética (RM). A RM é um diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e que é muito eficaz na identificação de diversas doenças, incluindo lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos. A Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Cada um destes profissionais é muito importante para o tratamento das doenças. Por isso, na maioria das vezes o paciente trata seu problema no ortopedista e este indica a fisioterapia para a recuperação total.
Exames Laboratoriais na Ortopedia
O paciente coloca sua mão no ombro oposto e eleva o cotovelo de forma ativa. A dor atrás do joelho pode ser causada por tendinite, bursite ou cisto de Baker, no entanto pode também acontecer devido a artrite ou artrose, que devem ser tratadas de acordo com a orientação do ortopedista. Caso surjam quaisquer dúvidas ou preocupações durante o processo de recuperação, é importante entrar em contato com o ortopedista para obter orientações adicionais.
Já em caso de lesões traumáticas, esses exames podem determinar a extensão dos danos e orientar o tratamento. Os ortopedistas geralmente trabalham como parte de uma equipe ortopédica mais ampla que pode incluir assistentes médicos, enfermeiros, treinadores esportivos e terapeutas ocupacionais ou fisioterapeutas. Juntos, eles ajudam a diagnosticar, tratar e reabilitar pessoas com condições ou lesões musculoesqueléticas. Uma pessoa que se especializa em ortopedia é conhecida como ortopedista.
Trata-se de um diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear que “escaneia” o esqueleto, a fim de identificar lesões ósseas decorrentes de tumores, cânceres, metástases e fraturas. Com o paciente deitado, um transdutor é deslizado sobre a pele do paciente, emitindo e captando ondas sonoras a fim de formar imagens nítidas da área a ser investigada pelo médico. Este é um dos exames mais práticos e simples dentre todos os outros, e que não causa qualquer efeito colateral.
Além disso, os ortopedistas também podem ser especializados em áreas específicas, como cirurgia de coluna, cirurgia de mão, cirurgia de joelho, entre outras. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para garantir uma abordagem abrangente e eficaz no tratamento dos pacientes. O ortopedista trata de pacientes com traumas diversos, como fraturas, lesões musculares, problemas de postura, má formação óssea e da coluna, além de realizar cirurgias. É primordial para entender a relevância do histórico médico na saúde dos ossos e músculos de cada paciente Esse é um passo importante antes de realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento. A consulta ortopédica também inclui testes físicos, que consiste em fazer movimentos para verificar a condição do paciente. Assim, é possível ver sinais de desconforto ou problemas nas articulações.
Os ortopedistas usam abordagens cirúrgicas e não cirúrgicas para tratar uma variedade de problemas musculoesqueléticos, como lesões esportivas, dores nas articulações e problemas nas costas. Enfim, os exames de imagem na ortopedia desempenham um papel de grande importância para promover uma vida ativa e saudável. Eles possibilitam diagnósticos precoces e tratamentos eficazes, permitindo que você desfrute de sua rotina com conforto e confiança. Portanto, não hesite em discutir com um profissional quando considerar a necessidade de exames de imagem, pois eles são ferramentas úteis na jornada para uma saúde completa. Antes de uma intervenção cirúrgica, os exames de imagem em ortopedia também são importantes, ajudando os médicos a planejarem o procedimento com precisão. Além disso, eles também são úteis após procedimentos ou terapias, pois podem verificar o progresso e a eficácia do tratamento.
Siga essas dicas para melhorar suas chances de sucesso no tratamento ortopédico. Assim, você aproveita melhor o tempo da consulta e esclarece suas dúvidas. Se houver um ressalto e subluxação ântero lateral da tíbia, o teste é positivo. Seguimos com o joelho estendido em posição de rotação interna e fazendo lentamente uma flexão que provoca redução do desvio anterior.
Por isso, é imprescindível dedicar atenção aos sintomas e ter consciência de quando e como buscar a ajuda de um especialista. Quanto mais cedo você procurar ajuda para suas preocupações musculoesqueléticas, maiores são as chances de um diagnóstico precoce e um tratamento bem-sucedido, proporcionando uma melhor recuperação e qualidade de vida. Pode ser, também, que o seu ortopedista solicite, a realização do exame de Cintilografia Óssea.