Essa solução tem o objetivo de reduzir o sangramento e o trauma cirúrgico durante a lipoaspiração. A lipoaspiração é uma técnica eficaz para a remoção da gordura localizada em diversas partes do corpo. Ela pode ser realizada em áreas como os flancos, dorso, pernas, coxas, braços, face e especialmente no abdômen, que é uma das áreas mais solicitadas. Nos últimos anos, a lipoaspiração alcançou uma alta demanda no Brasil, tornando-se uma das cirurgias plásticas mais solicitadas no país. No entanto, o aumento da popularidade desse procedimento trouxe consigo preocupações relacionadas à segurança, especialmente devido a casos de complicações graves, incluindo óbitos, que foram amplamente divulgados pela mídia.
Artigos relacionados
A gordura localizada é removida através das vibrações da cânulas e também devido aos seus movimentos helicoidais (torcidos), o que agiliza e otimiza o processo. Diante dessas preocupações, o Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), implementou normas rigorosas para garantir a segurança dos pacientes durante a realização da lipoaspiração. Essas medidas visam assegurar que o procedimento seja conduzido por profissionais qualificados, dentro de padrões técnicos pré-estabelecidos, e em ambientes hospitalares adequados. É importante ressaltar que a lipoaspiração não é uma cirurgia para perder peso, mas sim para remodelar e melhorar o contorno do corpo, sendo indicada para remover gordura localizada que não é eliminada com dieta e exercício físico. Quando existem vários coágulos, ou o bloqueio do fluxo sanguíneo dura por muito tempo, a condição é chamada de embolia pulmonar maciça, um quadro grave.
Existem várias opções disponíveis, sendo a anestesia regional, como a peridural ou raquidiana, uma das escolhas mais frequentes na cirurgia plástica. Como cada corpo reage de maneira única, o tempo para perceber os resultados da lipoaspiração pode variar. No entanto, em geral, a maioria dos pacientes alcança sua forma final cerca de seis meses após o procedimento. Após a lipoaspiração, os cuidados durante o período de recuperação são essenciais para garantir uma cicatrização adequada e resultados satisfatórios. A Lipoaspiração HD, também conhecida como lipoescultura de alta definição, remodela o corpo, deixando-o com contornos mais definidos, através de uma tecnologia ultrassônica que emulsifica a gordura. Esse método remove a gordura profunda e superficiais dos locais desejados, realçando as curvas naturais do corpo.
Mil passos a mais por dia pode reduzir risco de depressão, diz estudo
Com uma equipe de quase 30 médicos, o grupo participa de cerca de 1300 procedimentos sob anestesia por mês. Somos também um dos poucos times de anestesia do Brasil a buscar a respeitável e honrosa certificação QMentum International do IQG, uma acreditação internacional voltada especificamente para o serviço de anestesia. Se você é um potencial paciente, saiba que pode contar conosco para uma experiência cirúrgica humanizada e focada nos mais altos padrões.Para estudantes e médicos de anestesiologia, fazer parte do GCA é mais do que uma oportunidade, é uma valorização do currículo. Oferecemos um ambiente propício para o aprendizado contínuo, troca de conhecimentos e participação em práticas de vanguarda.Aos hospitais e gestores de saúde, o GCA se apresenta como um parceiro comprometido com a excelência em serviços de saúde. Estamos prontos para colaborar, contribuindo para resultados positivos e uma assistência de qualidade. A lipoaspiração não é anulada pela gravidez, mas é importante entender como os dois eventos podem se relacionar.
E nas pernas, pode-se tratar a gordura da parte interna das coxas, culote e joelhos, melhorando o contorno. O Hospital São Luiz do Itaim lamenta profundamente o óbito da paciente e se solidariza com a família". A busca interminável por padrões estereotipados de beleza e o culto exagerado ao corpo são comportamentos que sempre existiram, mas que tem se tornado mais frequentes atualmente, em que vivemos na era das selfies e das redes sociais.
Vaidosa, a catarinense de 27 anos buscou aperfeiçoar ainda mais suas curvas por meio de lipoaspiração, cirurgia plástica capaz de retirar gordura localizada. Era a terceira vez que a estudante de biomedicina e ex-assistente de palco em programas de televisão passava por uma lipo. Ela perdeu muito sangue, sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou morrendo ainda na mesa de cirurgia. Hoje em dia as cirurgias plásticas já alcançaram um alto grau de segurança, se comparadas a outras modalidades cirúrgicas. Mesmo assim é uma “cirurgia”, e como tal exige do paciente muita atenção nos cuidados pré e pós-operatório, pois sempre haverá riscos, por menores que sejam. E para minimizar esses riscos, exames são solicitados durante a consulta, como eletrocardiograma, hemograma, coagulograma, urina e glicemia.
A paciente evoluiu com piora no segundo dia de admissão hospitalar, com acidose respiratória, sendo entubada e colocada em ventilação assistida. Após vários exames, foi diagnosticada insuficiência respiratória aguda secundária a síndrome da embolia gordurosa. A paciente apresentou melhora no oitavo dia de entubação, sendo extubada e recebendo alta após um mês de internação. Muitas pessoas se perguntam sobre a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração, já que ambas são opções populares para aprimorar a aparência do corpo. Apesar de muitos consultórios e clínicas realizarem procedimentos estéticos diariamente, o cirurgião Francisco Alionis Neto afirma que toda cirurgia, seja plástica ou não, deve ser feita em um centro cirúrgico.
A embolia pulmonar é uma condição causada por um coágulo — normalmente formado nos membros inferiores (trombose) — que se desprende das paredes dos vasos sanguíneos e se desloca em direção ao pulmão, entupindo os vasos desse órgão. O impedimento de passagem de sangue compromete a oxigenação do corpo, podendo ser fatal. No entanto como na lipoaspiração utiliza-se altas doses de anestésico local há risco de intoxicação que pode causar convulsões, arritmia e até parada cardíaca. Vale lembrar que é obrigatório, por motivo de segurança, a presença de um médico anestesista.
Em alta
O CBH defende que a técnica deve ser feita com exames pré-operatórios, uso de cinta compressiva, drenagem linfática, liberação tecidual e uso de antibióticos e analgésicos. Segundo o site da clínica, o procedimento é realizado por cirurgiões plásticos, e o acompanhamento é feito durante um ano ou mais, se necessário. A hidrolipo é uma técnica de lipoaspiração que visa retirar a gordura localizada do corpo. O Centro Brasileiro de Hidrolipo (CBH) explica que o procedimento pode ser feito no abdômen, dorso superior e inferior, braços, coxas, interno da coxa, papada, joelho, peitoral masculino e culotes. Segundo a clínica, a gordura retirada pode ser utilizada para aumentar os glúteos, as mamas e áreas da face como bochechas e lábios.
Após obtido acesso venoso em membro superior esquerdo com cateter 20 G, foi sedada com midazolam 4 mg e fentanil 50 mcg. Outra dica fundamental é prestar atenção aos medicamentos que podem causar complicações. “Um paciente que, por qualquer motivo, use anticoagulante, precisa suspender a medicação antes de realizar o procedimento”, alerta Cassol. Entre alguns dos remédios e plantas comumente utilizados que têm essa função estão o ginkgo biloba, arnica e até o AAS infantil. Nayara tem uma filha de quatro anos, Liane, e um bebê de oito meses, Cauê Henrique.
Originária na Colômbia, pelo Dr. Alfredo Hoyos, cirurgião plástico mastopexia recuperação de Bogotá, a técnica tornou-se popular no Brasil por volta de 2015, especialmente entre pessoas que buscam aprimorar a definição muscular. Embora a condição seja mais frequente após fraturas, ela já foi relatada em dois outros casos de lipoaspiração. De acordo com o artigo, pessoas obesas são mais propensas a complicações durante a cirurgia, assim como aquelas que têm uma maior tendência para a retenção de líquidos ou cujo procedimento teve longa duração. Os exames pré-operatórios são fundamentais e buscam identificar qualquer alteração hematológica, cardiológica, pulmonar, entre outras, que predisponham o paciente a apresentar complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório. Os procedimentos estéticos normalmente são positivos e proporcionam uma grande melhora na autoestima das pessoas quando bem indicados e executados por profissionais experientes e qualificados.
Além de remover o excesso de gordura, a Lipo HD visa esculpir os contornos musculares, tornando-a uma opção para quem busca definição corporal. Para aprimorar os resultados, outras tecnologias como Vaser, Bodytite ou Renuvion podem ser associadas ao procedimento. Bem-vindo ao nosso guia completo sobre lipoaspiração, onde exploraremos todos os aspectos desse procedimento cirúrgico com o objetivo de fornecer clareza e informação para aqueles que buscam entender melhor essa intervenção. O que inicialmente poderia ser visto como uma busca pela exaltação da beleza, agora enfrenta uma crescente preocupação devido à frequência de complicações decorrentes desses procedimentos estéticos. A escolha da anestesia é uma etapa fundamental em qualquer procedimento cirúrgico, e essa decisão é tomada com base em critérios médicos rigorosos. 3) Quando a área do corpo que será lipoaspirada está coberta por uma pele com evidentes sinais de flacidez.