De quanto em quanto tempo é preciso calibrar um pneu de carro?

E pneu muito cheio também não rola, fica desconfortável e ainda pode estourar com mais facilidade. Segundo Astolfi, o ombro, ou seja, a lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Mantenha sempre a pressão dos pneus conforme as recomendações do fabricante para garantir uma experiência de direção segura e confortável. Uma calibragem inadequada dos pneus afeta diretamente o consumo de combustível do veículo. Isso ocorre porque os pneus sem a pressão correta causam uma maior resistência ao rolamento, gerando um aumento no consumo de combustível.

O que acontece com a baixa calibragem dos pneus?

Ao calibrar com os pneus frios, você garante partículas de ar mais estáveis dentro dos pneus e uma calibragem mais eficaz e duradoura do seu carro. Para identificar a frequência ideal, você deve realizar o controle de pressão dos pneus e fazer a aferição todas as semanas. Esse é o motivo que temos menos controle, mas, as alterações de temperatura podem sim ser um motivador para a perda de pressão dos pneus. Geralmente, o motorista é o responsável pela calibragem dos pneus e, por uma desatenção no momento da tarefa, acaba utilizando a medida de pressão errada para os pneus do veículo. É importante que os gestores tomem as medidas necessárias para acompanhar a pressão interna dos pneus e identificar com que frequência a calibragem precisa ser feita.

Portanto, manter a calibração correta dos pneus é essencial para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo. É recomendado verificar a calibragem com os pneus frios, ou seja, em um posto a no máximo 2 km de distância de onde o veículo está estacionado. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita com os pneus frios, ou seja, o veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. Além disso, é necessário considerar a influência da temperatura ambiente na pressão dos pneus e fazer os ajustes necessários em climas quentes ou frios. O Makita é campeão de mercado e ideal para calibrar pneus de carros, motos e bicicletas. Prático de uso fácil, resistente e completo, logo se torna dispensável em alguns casos, precisar ir até as borracharias.

Apesar de não ser uma situação comum ou recorrente, pode acontecer e, ainda mais, quando o pneu está com a pressão abaixo da ideal. Mesmo um pequeno corte ou furo no pneu na banda de rodagem, causa a perda de pressão acelerada. O problema se acentua ainda mais quando pregos ou parafusos perfuram o seu ativo. O TWI (Tread Wear Indicator) é um indicador essencial para monitorar o desgaste da banda de rodagem dos pneus, garantindo a segurança no transporte.

E esse impacto também compromete a durabilidade de outros componentes. Nessas condições, os pneus também sofrem desgaste irregular (concentrado no meio), além da perda de aderência. A dirigibilidade do pneu equivale ao conforto que ele dá ao motorista na direção do veículo.

Como calibrar os pneus do carro do jeito certo (e economizar combustível)

Vale ressaltar que essa é uma condição que piora de acordo com a velocidade do veículo. Passar rapidamente sobre um buraco em uma rodovia, por exemplo, pode resultar em um dano imediato. Isso pode gerar alguns resultados perceptíveis para o motorista, como a sensação de direção dura, por exemplo.

Se você dirige com frequência em rodovias, recomenda-se calibrar os pneus a cada três ou quatro dias, pois isso permite verificar a presença de furos ou se os pneus estão desgastados. Outra vantagem de manter os pneus calibrados corretamente é o menor gasto de combustível e mais segurança. Se você já sentiu a direção pesada ou percebeu que o carro não está respondendo aos seus comandos, provavelmente é em razão da baixa pressão nos pneus. Isso acontece porque a área do pneu que está em constante contato com o solo acaba ficando maior, necessitando de mais força do eixo da roda para realizar o movimento de rotação.

A pressão dos pneus é medida em unidades de psi (libras por polegada quadrada) ou bar. O calibrador, dispositivo utilizado para verificar a pressão do pneu, pode ser encontrado em postos de combustíveis e oficinas mecânicas. Nestes casos a calibragem é ainda mais importante, pois os pneus com a pressão certa evitam acidentes, problemas mecânicos, desgaste prematuro das peças e gastos desnecessários. Então, em terreno com areia fofa exige a baixa calibragem dos pneus, aumentando assim a área de contato do pneu com o chão. Vale lembrar novamente que a baixa calibragem dos pneus aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2. Portanto, a importância de manter a calibragem correta dos pneus não pode ser subestimada.

O que significa perda de pressão no carro?

Alguns podem pensar que a baixa calibragem dos pneus aumenta a capacidade de frenagem, mas não é bem assim que acontece. Além disso, rodar sem a pressão correta dos pneus leva ao superaquecimento do ativo, causando tanto danos externos quanto internos aos seus componentes e fazendo com que rodem menos do que deveriam. Portanto, pneus dianteiros com calibragem muito abaixo do normal podem fazer o carro perde estabilidade e ficar mais sujeito a derrapar em curvas. Em casos de baixa pressão nos pneus, ao fazer uma curva, a estabilidade é afetada, e a direção pode ficar mais pesada. A baixa calibragem dos pneus significa falta de ar dentro do pneu, e geralmente é em torno de 1 psi [0,076 bar] por mês. Dessa forma, a baixa calibragem dos pneus interfere no consumo de combustível, assim como o desgaste dos pneus.

Economia de combustível e durabilidade

Neste guia completo, você vai aprender tudo sobre calibragem de pneus. Loja de Pneu Online Manter a calibragem correta dos pneus vai muito além de segurança — afeta diretamente a performance do veículo e impacta o meio ambiente. Além de evitar o risco dos pneus estourarem e problemas de estabilidade, a calibragem influencia no consumo de combustível e na durabilidade dos pneus. Quando a pressão está adequada, o atrito com o solo é reduzido, melhorando a eficiência de rodagem e otimizando o consumo de combustível, o que diminui a emissão de agentes poluentes no ambiente. Os sinais de que os pneus estão com baixa pressão geralmente incluem uma aparência mais murcha do pneu, desgaste irregular da banda de rodagem e diminuição do desempenho ao dirigir.

Outro aspecto importante é a segurança, já que pneus desinflados aumentam a distância de frenagem e reduzem a estabilidade do veículo, especialmente em curvas. Quando o pneu do veículo está com a calibragem abaixo do recomendado, algumas consequências podem ocorrer. Primeiramente, o desgaste dos pneus será irregular e mais rápido, diminuindo sua vida útil. Além disso, o consumo de combustível aumenta, pois o veículo terá mais resistência ao rodar com os pneus subinflados. Outra consequência é a perda de estabilidade e aderência do veículo, aumentando o risco de acidentes, especialmente em condições adversas de pista.