O Desenho Revela uma Vida Brasil Escola

Quando o amarelo está muito excessivo no desenho, se está diante de uma criança que sem ser hiperativa, gosta de planificar o seu tempo com uma suficiente antecipação. É uma criança exigente com ela mesma, e com os outros, o que pode se tornar um pouco esgotante para aqueles ao seu redor. O desenho revela o sentimento daquele que o produziu e que este modifica a sua vontade de representar as suas angústias, tristezas, alegrias, e medos, para exteriorizar a suas descobertas e suas vivências.

Os raios muito radiantes, pode indicar uma certa violência verbal ou física por parte do pai, mas o sol sem raios, mostra uma perda do entusiasmo. A falta da boca revela que a criança prefere ficar calada, o que vai mostrar o motivo, vai ser o restante do desenho. Uma boca acentuada pela abertura e pela cor, mostra que a criança fala tudo o que pensa. Se no desenho a figura estiver sem mão, indica que a criança se sente incapaz de dominar a situação em que vive. Mas é bom lembrar que na primeira fase, é normal a criança usar apenas uma cor no seu desenho, mas posteriormente, vai aparecer o desejo de acrescentar mais cores, e um valor ao tema. Esse tipo de interpretação não há equivoco, é como se a criança não quisesse esconder nada, ela quer ser descoberta e compreendida.

E o melhor é que a produção consegue entreter enquanto estimula a imaginação e criatividade das crianças por meio da personagem Luna, que está sempre buscando respostas para perguntas sobre ciência e natureza. Como as crianças podem ter a sua personalidade moldada por meio dos desenhos animados que assistem, é essencial ficar por dentro das melhores indicações para um desenvolvimento pleno delas. O triângulo representa o conhecimento, a criança que desenha o triângulo com seu vértice para cima, costuma ser uma criança mais sensível, criativa e intuitiva do que as outras, é uma criança que sempre está ansiosa para mais conhecimento. O desenho infantil irá revelar detalhes da vida familiar, afetiva, e emocional da criança, tornando extremamente importante nesse processo de descoberta das dificuldades e traumas. Basta uma observação reflexiva e minuciosa do desenho e suas características, para poder ajuda-las.

As crianças, ao criar imagens do mundo real e projetá-las em um desenho, expressam seu conhecimento sobre o mundo que a cerca e, nesse sentido, é possível observar através de suas produções o seu desenvolvimento cognitivo. As estruturas cognitivas são resultado da interação com seu meio e varia de criança para criança. Geralmente essa prática vem por imitação dos adultos, quando elas observam os pais ou irmãos escrevendo ou desenhando. No início, a relação das crianças com o desenho acontece pelo simples prazer de executar o movimento e de produzir traços em uma superfície, ocupar espaços vazios.

Um estudo com pré-escolares usou contos adaptados com mensagens sobre o consumo de hortaliças. Foram usadas mensagens positivas (“se você comer hortaliças, ficará saudável”) ou negativas (“se você não comer hortaliças, ficará doente”), e, após a exposição à mensagem positiva, houve maior consumo do lanche oferecido à base de hortaliça. Você pode até não saber o que são desenhos animados de alto estímulo, mas certamente conhece exemplos ruidosos, de cores vibrantes e com mudanças rápidas de cena, não é? Eles podem sobrecarregar o cérebro das crianças, impactando seu comportamento e sua concentração. Os desenhos animados, por exemplo, podem ser bem positivos para o crescimento infantil, ajudando a estimular o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.

Como os desenhos ajudam no desenvolvimento infantil?

Uma verdadeira mania que surgiu no fim dos anos 90, as Meninas Superpoderosas são um ótimo modelo de personagens femininas. A história mostra as aventuras de três irmãs com personalidades diferentes que se unem para salvar o mundo do vilão Macaco Louco. Em seus episódios que mostram o cotidiano de uma família de porcos, é possível aprender valores como amizade e respeito e ainda se identificar com as aventuras de Peppa e seus amigos. Além disso, os desenhos infantis não são feitos apenas para fins de entretenimento, mas também visam explorar o lado emocional e intelectual dos comportamentos dos pequenos. Hoje em dia também cresce o seu mercado de trabalho, e por conta disso muitas pessoas optam por fazer uma especialização em arte, mas mesmo que não esteja ligado diretamente à área, existem profissões que misturam um pouco de arte em suas disciplinas. Cada vez mais as pessoas estão se interessando em arte, e utilizam ela de melhor maneira possível, de um jeito único e especial, expandindo ainda mais o espaço da arte no mundo.

Psicologia

Pode ser considerado um desenho original, quando a criança desenha algo em que não estamos costumados a ver, e assim a criança provavelmente vai explicar a sua arte, com alguma brincadeira. Algumas crianças preferem desenhar em silêncio, o que indica que ela está concentrada. Outra cantarolam, o que significa que ela está querendo animar o ambiente, e também é um pequeno modo de se chamar atenção. Quanto ao desenvolvimento do desenho, Luquet destaca que os estágios não são rígidos, porque em cada fase pode se prolongar enquanto a outra está começando.

Inclusive, esse momento de lazer pode ser uma excelente oportunidade para reconectar pais e filhos. Ainda, contribui para que os pais tenham mais controle sobre o que a criança consome, na certeza de que o conteúdo do programa se adéqua aos valores que devem ser repassados. A história resumida nos dois parágrafos acima é contada no documentário “Life, Animated”. Baseado no livro de Ron Suskind, pai de Owen, o filme mostra a relação que o garotinho autista desenvolveu com as obras dos estúdios Disney e como isso contribuiu para o seu desenvolvimento. Até os três anos de idade Owen Suskind foi um bebê como qualquer outro, apresentando desenvolvimento normal. Mas aos poucos e sem causa aparente ele foi perdendo suas habilidades motoras e se tornando uma criança quieta, triste, até parou de falar.

A questão de falar outros idiomas e a parte interativa com o público infantil são idênticas, além da trilha sonora. Os desenhos, principalmente os mais agitados, são pensados para gerar prazer e satisfação, pois liberam muita dopamina, substância química que traz sensação imediata de grande bem-estar. Não é por mérito da qualidade do desenho em si, a criança gosta do desenho, mas quer mesmo é ter aquela sensação de novo. “As histórias mais fantasiosas trabalham com valores como coragem, perseverança e disposição para a aventura. Explorar o mundo e enfrentar desafios não são tão do cotidiano”, comenta Thiago, “mas também tem a ver com forças de caráter que eles precisam desenvolver”.

Revista Científica Semana Acadêmica ISSN 2236-6717

As brincadeiras, os brinquedos, os Desenhos infantis jogos e as narrativas, sejam elas provenientes de livros, filmes ou programas de televisão, podem ser essenciais para o desenvolvimento das crianças. Entender um pouco do desenho através da psicologia nos levou a conhecer um pouco do que alguns estudiosos pensam sobre os desenhos, e cada um interpreta da sua forma. Como Piaget, Vygotsky, Luquet, Derdyk e Bédard entre outros, nos fazem compreender melhor os desenhos e os sentimentos das crianças.

Os pais podem estimular o pensamento crítico dos pequenos depois do fim de um episódio do desenho, fazendo perguntas sobre o enredo, os personagens e as escolhas dos protagonistas, ajudando as crianças a analisarem o conteúdo de forma mais profunda. O programa infantil incentiva a criatividade e a resolução de problemas por meio de histórias que exploram o mundo das artes e da imaginação. "Ticolicos" promove a expressão artística e o desenvolvimento da criatividade nas crianças. Esse desenho segue as aventuras de Luna, que explora questões científicas e curiosidades sobre o mundo ao seu redor. O "Show da Luna" promove o pensamento crítico, estimula o interesse pela ciência e ajuda as crianças a compreenderem melhor o funcionamento do universo. Desenhos que apresentam interações sociais e resolução de conflitos de maneira positiva ajudam as crianças a desenvolverem habilidades interpessoais, como empatia, comunicação e respeito pelos outros.

Como os desenhos animados influenciam as crianças?

Em alguns casos, as crianças querem roupas que tenham o personagem, brinquedos e fantasias para se sentir parecidos. Daí a importância de observarmos quem e o que tem servido de modelo para nossas crianças seguirem. O personagem principal tem uma personalidade positiva, é amigável e muito esforçado no trabalho ou em qualquer tarefa que se dispõe a fazer. Assim, ele ensina a garotada a ser gentil, lutar pelos objetivos e a sempre fazer o trabalho da melhor maneira possível. Um dos desenhos com o maior número de temporadas de todos os tempos, Scooby-doo é um cachorro medroso que desvenda mistérios com seus amigos.

Isso pode incentivar as crianças a pensarem de forma crítica e a desenvolverem habilidades de resolução de problemas. Outros pontos relevantes e que devem ser mencionados são a criatividade e a imaginação, que podem ser extremamente exploradas nessa fase da vida. Portanto, seria de bom tom estimular as crianças com algo que realmente vá agregar sentido e aspectos salutares em seu desenvolvimento como pessoa. Os desenhos animados infantis têm o intuito não apenas de entreter as crianças e fazer com que elas fiquem comportadas, mas desenvolver os lados emocional e intelectual e influenciar no comportamento delas.