Portanto, dominar o idioma facilita em grande medida o uso geral de novos aparelhos e até mesmo de alguma rede social. O ambiente de trabalho atualmente é realmente competitivo, os candidatos que obtêm os melhores postos de trabalho são os que possuem mais habilidades e estão mais preparados para se defender em qualquer área das empresas. O inglês permite que um chinês e um italiano se entendam, que um programador indiano possa trabalhar com uma startup americana ou que um espanhol viaje ou saia de férias para qualquer país que não seja de língua espanhola e possa se virar.
Afinal, qual é a importância de aprender inglês?
Os benefícios de aprender o idioma universal são muito mais do que você imagina; transformar o inglês em sua segunda língua te dará acesso a muitas informações sobre o mundo e até sobre você mesmo. Na Papora, você conhecerá a importância de aprender inglês para incluí-lo em sua lista de habilidades. – Desenvolver a habilidade de escuta e fala em inglês através de atividades lúdicas. – Refletir sobre como o inglês pode facilitar o acesso à informação e a novas oportunidades.
Para o ambiente de negócios globalizado
Em 2023, a procura por modelos de ensino que contemplem um segundo idioma cresceu 64%. A língua inglesa é IMPRESCINDÍVEL nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo FUNDAMENTAL. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da COMUNICAÇÃO com todo o MUNDO. Existem várias escolas no mercado, então para escolher o curso sem errar, considere a referência e credibilidade da instituição. A Cultura Inglesa, por exemplo, é a maior escola sem franquias do país e tem mais de 80 anos de história no ensino de inglês para crianças, jovens e adultos. Uma das melhores formas de ter mais contato com o inglês é acompanhar o blog da Cultura Inglesa.
Além disso, os programas bilíngues e o ensino integrado de conteúdos e língua preparam os alunos para um futuro profissional globalizado. Empresas e organizações valorizam profissionais que não apenas dominam o inglês, mas que também têm experiência em aplicar esse conhecimento em contextos variados. Os alunos se beneficiam ao adquirir não apenas competências linguísticas, mas também competências interculturais e globais que são essenciais em um mundo onde a colaboração internacional e a diversidade são cada vez mais valorizadas. Melhora cognitiva e de memória, compreensão mais diversificada do mundo, pensamento crítico e empatia são apenas alguns dos benefícios de quem aprende a Língua Inglesa no contexto escolar. Desde oportunidades profissionais até enriquecimento cultural e social, dominar o idioma abre portas para uma infinidade de possibilidades. Por meio de ações práticas em sala de aula, como jogos, música e atividades criativas, os estudantes do 4º ano podem relacionar o aprendizado do inglês ao seu cotidiano, tornando essa experiência mais significativa.
Atua no desenvolvimento acadêmico e cognitivo
Por fim, mas não menos importante, aprender inglês pode ser uma experiência profundamente empoderadora. A aquisição de uma nova língua abre portas para novas experiências e horizontes, proporcionando um senso de realização pessoal. Este sentimento de conquista pode aumentar a autoconfiança e a autoestima dos estudantes, motivando-os a buscar continuamente o aprendizado e o crescimento pessoal. Além disso, a capacidade de se comunicar em inglês permite que os indivíduos se sintam mais conectados ao mundo ao seu redor, ampliando sua rede social e profissional. Além disso, o aprendizado do inglês estimula o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, como a lógica, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. Ao aprender uma nova língua, os alunos não apenas se tornam mais preparados para o futuro, mas também desenvolvem uma maior sensibilidade cultural.
Comece sua jornada no aprendizado do inglês hoje e abra as portas para infinitas possibilidades. E todo esse conhecimento será muito benéfico para a sua vida particular e profissional. É um diferencial competitivo, que explora e desenvolve a sua criatividade e habilidade de resolução de problemas.
Viajar para o exterior se torna muito mais fácil quando você consegue se comunicar em inglês. Em muitos países, mesmo que o inglês não seja a língua oficial, é amplamente falado em hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Use o banco de dados do Hotcourses Brasil para pesquisas universidades, institutos e escolas renomadas no exterior que oferecem cursos preparatórios de inglês. Ou seja, se você quer se incluir em um mundo altamente globalizado, não deixe de entender a importância de aprender inglês. Para começar a aprender um novo idioma, o melhor será complementar seu ensino com atividades interativas e um curso básico de inglês com o qual você possa estudar informações criadas por especialistas.
O bilinguismo é uma poderosa ferramenta para promover o respeito à diversidade cultural. Ele permite que os alunos se conectem com outras culturas, desenvolvendo empatia e compreensão. O aprendizado de diferentes línguas quebra estereótipos e fomenta a tolerância, preparando os estudantes para um mundo multicultural. Por meio dessa experiência, os alunos se tornam cidadãos mais respeitosos e preparados para contribuir de maneira significativa para uma sociedade global.
Muitos profissionais que planejam ingressar em um curso de inglês para aprender o idioma ou aperfeiçoar os conhecimentos que já possui, não conseguem conciliar o trabalho com o estudo. Aprender um novo idioma, como o inglês, também contribui para o crescimento pessoal. Você se sente mais confiante ao interagir com pessoas de diferentes culturas e ao superar desafios relacionados à comunicação. Estudos já comprovaram que os bilíngues se tornam pessoas sutilmente diferentes (ou não tão sutilmente assim) quando estão se comunicando no idioma estrangeiro. Uma explicação possível é que as personalidades das pessoas e a imagem que elas fazem delas mesmas mudam de acordo com a língua e as associações culturais ligadas a elas. Você pode viajar com mais tranquilidade e segurança para outros países por ser capaz de se comunicar com os estrangeiros de maneira mais eficiente – sem precisar recorrer tanto à mímica.
O inglês não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também um facilitador para a compreensão de culturas e práticas empresariais diferentes. No contexto escolar, o ensino de idiomas é muitas vezes voltado para a motivação dos alunos e para a construção de um ambiente que estimule a curiosidade e o gosto pela aprendizagem. Sendo assim, em contraste com os cursos de idiomas convencionais, que muitas vezes se limitam a métodos de ensino mais estruturados e centrados na prática da língua isoladamente, o ensino bilíngue representa uma abordagem integrada e holística. Ao incorporar o inglês como um meio de instrução em diversas disciplinas, os alunos não apenas aprendem o idioma, mas também aplicam seus conhecimentos de maneira prática e significativa em contextos acadêmicos e sociais. Essa imersão não só facilita a aprendizagem do inglês de forma mais natural e envolvente, como também fortalece habilidades socioemocionais, criativas e cognitivas essenciais para um desenvolvimento educacional completo.
Estudos mostram que indivíduos bilíngues tendem a ter uma melhor compreensão da estrutura linguística e são mais eficazes em articular seus pensamentos e ideias. Além disso, aprender inglês, que é um idioma amplamente estudado, pode ajudar a identificar padrões e estruturas em outras línguas, facilitando a aprendizagem de mais idiomas no futuro. Em suma, dominar o inglês nos dias de hoje não é apenas uma conveniência, mas sim uma necessidade imperativa.
A abordagem CLIL ganhou mais espaço, por ser mais inclusiva e abrangente que outras metodologias. O “Content and Language Integrated Learning” ou Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, é aplicado quando se faz o ensino de uma língua estrangeira através de outra disciplina curso de inglês do currículo. Essa pluralidade de referenciais enriquece o repertório mental e é muito importante para a criatividade.
Em uma pesquisa feita pela Catho, foi comprovado que profissionais que falam inglês ganham salários até 83% mais altos que aqueles que só falam um idioma. E a British Council afirmou também que apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês, o que demonstra uma grande oportunidade de crescimento profissional para quem fala inglês. Você aprende novas culturas e costumes de outros países, principalmente dos que possuem o idioma como língua oficial, e desenvolve a empatia ao ter contato com realidades tão distintas. Além disso, ao estudar e aprender inglês, você pode fazer novas amizades, aumentar a confiança em si mesmo e melhorar sua capacidade.