Um exemplo de projeto alinhado a essa tendência é o KAÁ, imóvel-arte que irá integrar uma paisagem restauradora para abraçar o bem-estar das pessoas. Lira exemplifica essa abordagem com seu projeto mais recente, a tiny house Altar Ninho, parte do empreendimento planta de casas térreas de ecoturismo Altar, em Joanópolis, São Paulo. Suspensa a quatro metros do chão, a casa é construída principalmente em madeira e possui grandes janelas de vidro para aproveitar ao máximo a luz solar, tudo em harmonia com a natureza circundante.
É importante idealizar e planejar toda uma metodologia para uma pegada mais sustentável. Gerir os processos de forma a otimizar tempo e economizar em recursos é um exemplo de como garantir uma melhor prática sustentável durante a obra. Outra estratégia é priorizar o uso de materiais de origem biológica que possam ser cultivados e captar carbono da atmosfera, em vez de fabricados a partir de processos altamente demandantes de energia.
Uma maneira de colocar essas ideias em prática é seguir alguns princípios que ajudam arquitetas e arquitetos a planejar uma construção que tenha responsabilidade ambiental e social. Gostou de entender mais sobre projetos que visam a preservação ambiental e como eles impactam positivamente o bem-estar social? Com todas as implementações na arquitetura sustentável, o custo é baixo quando comparado ao de uma casa tradicional.
Urbanismo Sustentável: Criando Espaços para o Convívio Humano
Além do consumo de água e de energia, um projeto sustentável deve se preocupar com o bem-estar das pessoas, criando espaços acolhedores e confortáveis. As definições que trouxemos até aqui podem ser difíceis de ser colocadas em prática, por parecerem bastante abstratas e subjetivas. Ter em mente os princípios da arquitetura sustentável vai te ajudar a elaborar projetos mais conscientes do ponto de vista socioambiental. A arquitetura bioclimática se baseia no aproveitamento dos fatores climáticos para aumentar a eficiência energética de uma construção, diminuindo assim a dependência de fontes não renováveis de energia. Outro pilar da arquitetura bioclimática é a harmonia entre a edificação e o espaço que a circunda, respeitando as características da natureza local e as necessidades da comunidade.
Conheça os princípios da arquitetura sustentável
Quando se faz a gestão do recurso, é possível criar soluções para a captação, tratamento e utilização desta água no próprio imóvel. Fazer o uso dos revestimentos e materiais corretos para compor um projeto é uma escolha importante para garantir maior equilíbrio com o meio ambiente. Fazer o uso de blocos de adobe de argila é uma maneira esperta de conciliar bom gosto, estilo natural e sustentabilidade nos projetos.
Cursos de Todas as Áreas
Por exemplo, é comum a reutilização de materiais que podem ser triturados e transformados em resíduos com textura em pó e formar uma espécie de argamassa que pode ser a vir reutilizada em outras obras posteriormente. Materiais como madeiras, metais e alguns tipos de pedras podem ao invés de virar entulho e poluir o meio ambiente, ser reutilizados para outra finalidade possuindo uma grande serventia para a construção. O primeiro dos dois hotéis projetados pelo escritório Zaha Hadid Architects em seu resort inspirado em Hollywood, chamado Studio City, acaba de ser aberto ao público. Localizado no distrito de Cotai, em Macau, o resort conta com 557 quartos distribuídos por 40 pavimentos e oferece instalações de lazer, entretenimento e turismo, incluindo um dos maiores parques aquáticos da Ásia. Além disso, a meta foi criar um espaço que pudesse receber a cada 10 dias um novo acervo, novas obras de arte das mais diversas e que sempre se mantivesse em harmonia com o conjunto fixo da decoração.
Em meio a esse interesse, a arquitetura derivada do cânhamo está gradualmente ganhando força e escala global. Materiais à base de cânhamo surgiram como uma alternativa favorável aos industrializados tradicionais, apresentando uma infinidade de benefícios que poderiam revolucionar a indústria da construção. Apesar de sua grande promessa, vários obstáculos impedem a adoção generalizada do cânhamo, inibindo seu potencial transformador na indústria da construção. A proposta do UNStudio é composta por duas torres de uso misto de quase 120 metros de altura e um embasamento de uso semi-público. Além dos espaços residenciais e de escritórios, o projeto também inclui usos e serviços multifuncionais, como esportes, academia, instalações médicas, espaços gastronômicos, um hub de transporte, uma creche e espaços para eventos culturais.
A união da sustentabilidade com a arte em movimento e todo o trabalho técnico feito apaixona não somente aos visitantes, mas a própria profissional. Acho que o casamento da estrutura original, com as novas intervenções arquitetônicas e a decoração ficaram em perfeito equilíbrio. O que mais escuto é que o ambiente está super aconchegante, o que era realmente meu grande objetivo”, destaca.
Isso porque espaços arejados, com boa circulação de ar, promovem conforto térmico e economia energética e favorecem a qualidade ambiental interna, ao deixar os cômodos mais salubres. Como dito no tópico anterior, é de planta de casa térrea extrema importância orientar a projetos e construções a práticas sustentáveis. Para isso, é necessário que profissionais da construção civil se inteirem cada vez mais a respeito da sustentabilidade e seus conceitos.