De acordo com a Teleflora, algumas das flores mais duradouras são os cravos, mini cravos, antúrios e estrelas de Belém. As flores, essas estrelas efêmeras do reino vegetal, têm uma vida tão curta que até uma mosca pode se sentir idosa ao lado delas! Em média, uma flor típica pode durar de uma semana a duas semanas antes de começar a murchar dionaea muscipula como cuidar e se despedir do mundo. Os profissionais alertam que as sempre-vivas não gostam de adubos químicos e que os solos argilosos não são ideais para o seu cultivo. “Além disso, depois de colhidas e secas, elas não devem ser molhadas ou lavadas, porque elas ficam mais sensíveis e podem danificar ou perder as cores”, finaliza o paisagista.
“Algumas dessas plantas mantêm a forma, mas precisam de uma pigmentação, outras mantém uma tonalidade natural, porém mais desbotada, o que trás um efeito Shabby Chic, e o último tipo mantém a forma e perde totalmente a cor natural, ficando em tons neutros”, esclarece Victor Mello, paisagista no Studio VM. As plantas e flores ganharam um espaço de destaque nas casas desde a vinda da pandemia, e os jardineiros domésticos pegaram gosto pelos seus pequenos pedaços de natureza dentro de casa. Afinal, um pouco de verde deixa qualquer ambiente mais bonito e agradável. No entanto, apesar da popularidade muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer para que as flores durem mais no vaso e não morram em poucos dias.
Dessa forma as flores se mantêm hidratadas e assim, já começam a durar mais. A exposição exagerada ao sol pode levar a graves queimaduras, enquanto a ausência de luz atrapalha a execução das reações químicas necessárias à fotossíntese. "Além disso, as altas concentrações de seus compostos químicos evitam à herbivoria, ataque de insetos e patógenos", completa o biólogo. Por isso, sempre remova as folhas das hastes assim que receber o arranjo ou buquê. As frutas emitem uma substância química que pode fazer com que as flores envelheçam mais rápido. À noite, mova as flores para um lugar mais frio ou coloque-as na geladeira para que durem mais tempo.
Plantas em Extinção
Uma flor super delicada e que não está acostumada ao clima tropical, a tulipa exige muitos cuidados para que ela viva por mais tempo. "Adaptações anatômicas, como a madeira dura e espinhos, e químicas, como metabólitos secundários, evitam que a herbivoria (ou seja, que a planta seja consumida por animais) e também a entrada de patógenos por lesão dos tecidos vegetais", diz. "Passam um tempo produzindo flores e sementes, até que começa o decaimento, quando se tornam idosas, diminuindo a intensidade reprodutiva. Depois disso morrerão, como acontece com todos os seres vivos no planeta", diz Marcos. No dicas contamos com vários autores que incansavelmente procuram o melhor dos conteúdos para si. Em plantas cultivadas, isso significa regas exageradas ou ausência, falta de macro e micronutrientes e ataques de insetos. Por outro lado, algumas adaptações podem garantir mais vida ao vegetal.
Casa e Jardim
É justamente devido a esses fatores que as árvores crescem mais lentamente do que plantas menores – por terem uma taxa metabólica mais lenta, vivem mais. Cada ciclo de flor dura entre seis e oito semanas entre o momento em que a rosa é cortada ou termina de florescer até a próxima flor. O tempo depende da variedade e muitos tipos completam esse ciclo mais rápido. Geadas podem atrasar o início do ciclo, enquanto altas temperaturas podem acelerar. Quando você retira flores mortas dos botões florescidos, um novo ciclo se inicia ao longo do crescimento de novos talos e botões. O tempo que um botão de rosa demora para abrir suas pétalas é amplamente dependente do estágio de desenvolvimento do botão e da variedade da rosa.
Você também pode usar refrigerante de limão com um pouco de água sanitária para ajudar a matar as bactérias. A maioria das flores precisa estar em água morna para viver mais tempo. Flores produzidas por bulbos, como tulipas e narcisos, precisam de água fria. Parece que as flores vivem no modo turbo da vida vegetal, fazendo tudo em alta velocidade. Elas desabrocham com cores vibrantes, atraem polinizadores, como abelhas e borboletas, para uma festa polinizada, e depois, puff, se despedem do palco da vida com uma elegante inclinação. A arquiteta Fernanda Carnelossi, do escritório FNCR Arquitetura, e especialista em plantas, explica que as famílias mais comuns de sempre-vivas são Eriocaulaceae, Cyperaceae, Rapateaceae, Poaceae e Xyridaceae.
Projeto reconstrói casa com muita integração, materiais naturais e cores
Por isso, podem ser utilizadas em arranjos e na decoração em geral, sem muitos cuidados”, conta Victor. Essas plantas podem durar anos, basta você higienizar com um espanador. O nosso compromisso é o de lhe facilitar ao máximo o seu dia-a-dia com pequenos truques e conselhos que a irão ajudar em algumas tarefas caseiras e não só.
As folhas nas hastes das flores interferem diretamente no tempo de vida da planta, quando as folhas ficam em contato com a água a qualidade da planta acaba caindo e assim, as flores morrem mais rápido. Também é importante cortar as hastes das flores na diagonal, o processo deve ser realizado debaixo da torneira aberta. Esse modelo de corte aumenta a área de absorção da água e assim, a planta se mantém hidratada com mais facilidade. Definir quanto tempo de vida tem uma flor pode ser uma missão um tanto quanto difícil, uma vez que esse tempo de vida depende não apenas de um, mas sim de muitos fatores diferentes, por esse motivo em alguns casos é até possível fazer uma espécie de estimativa, porém prever o tempo exato pode ser uma missão quase impossível