Como funciona a psicanálise como terapia?

Em casos como esse, a terapia é a forma principal de tratamento ou é trabalhada juntamente com o acompanhamento de um médico especialista como o psiquiatra. O Tipo ideal de terapia em casos como esse pode variar de pessoa para pessoa e também do tipo de transtorno. Um dos motivos mais importantes de fazer terapia, e onde ela é extremamente necessária, é para auxiliar no tratamento de transtornos, como a depressão, ansiedade, fobias, transtornos alimentares, bipolar, entre outros.

O intitulado ‘pai da psicanálise’ acreditava que as coisas (memórias, crenças, ideais) guardadas em nosso inconsciente afetam o nosso cotidiano. A premissa aqui é de que ao tornar a causa consciente, a energia reprimida será resolvida e consequentemente os sintomas e a angústia cessarão. A psicanálise foi criada por Sigmund Freud e, ao longo de mais de 100 anos, teve colaboração de outros autores como Melanie Klein, Donald Winnicott, Jacques Lacan, entre muitos outros. A definição de ética e moral leva à insinuação de que ambos assumem a mesma identidade. Nesta protuberância, a ética seria a teoria dos costumes, ou a ciência dos costumes, enquanto a moralidade seria tomada como ciência, como é o objeto dela. Freud, Pierre Fédida, Laplanche, Pontalis, Lacan, Enrique Pichon Riviére, dos quais os conceitos exerceram uma enorme influência na psicanálise contemporânea.

Trabalhando o inconsciente para curar doenças psicossomáticas

Além disso, também serve como processo de apoio para pessoas que passam por um momento difícil da vida, como traumas, luto e mudanças profissionais. Qualquer equipe pode receber o acompanhamento de um psicanalista para melhorar o seu desempenho e busca por resultados, seja qualquer a sua área de atuação ou objetivo proposto. O profissional de psicanálise está apto a planejar e programar atividades gerais, trabalhar a dinâmica e acompanhar todo o processo Curso de Psicanálise EAD de realização da mesma. Também pode ser aplicada funções a ele, como coordenar reuniões e grupos de estudo, organizar eventos e avaliar propostas e ações. É trabalho do psicanalista adentrar o plano inconsciente do paciente e trazer sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas. Todo esse processo é benéfico ao paciente, que compreende melhor a si mesmo e, com o tempo, se torna apto a superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.

Que tipo de terapia o psicanalista faz?

Ele relata que percebeu no atendimento online um novo público, que traz suas vivências e busca por orientações mais breves. Ou seja, muitas pessoas que enfrentam problemas com vícios, como álcool e drogas, se beneficiam bastante desta linha de trabalho. O tratamento para essas pessoas começa a fazer efeito quando eles aceitam que existe um vício. Marque uma sessão com um dos especialistas em psicanálise do Zenklub. Em momentos como esse, a terapia pode te ajudar a estruturar um plano para essas novas mudanças, te ajudar a encontrar a confiança necessária ou entender as dinâmicas de um novo dia a dia. Ela pode ser muito benéfica ao passar por grandes mudanças de vida, como por exemplo uma troca de carreira, início de novos desafios, novas adições na família, maternidade, entre outras.

Vale ressaltar que um tratamento psicanalítico não é somente destinado para tratar algum distúrbio, podendo ser uma boa ferramenta para quem deseja se conhecer melhor e descobrir novas perspectivas. Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos. No caso da psicoterapia,é “um cuidado da alma, da mente, das emoções”. Para atingir esses objetivos, utilizamos o método de revisão bibliográfica, identificando informações necessárias em estudos da literatura e sua avaliação crítica.

Outros artigos com Tags semelhantes:

Essa terapia utilizada técnicas artísticas, como desenhos e pinturas, para acessar o inconsciente dos pacientes. A psicanálise é o legado do médico austríaco Sigmund Freud, que estudou o inconsciente humano. Isso, é claro, não significa que as pessoas terapeutizadas não passem por um sufoco ou outro.

Terapia familiarPor vezes, o atendimento psicoterápico não é voltado apenas ao indivíduo, mas a uma relação. O método apresenta um olhar sistêmico, cujo foco é o relacionamento entre as pessoas. Essa ideia de terapia foi concebida pelo biólogo e filósofo austríaco Ludwig von Bertalanffy, no final da década 1960. Em outras palavras, tal abordagem faz com que o paciente adquira clareza sobre o que o incomoda e, dessa maneira, possa realizar as mudanças que lhe agreguem mais qualidade de vida. Acontece tanta coisa à nossa volta que concentrar-se em uma tarefa por vez se tornou um desafio e tanto. O Mindfulness ou Psicologia da Atenção Plena é uma forma de ensinar a mente e tem como objetivo aumentar o foco do cliente.

Embora a psicanálise seja uma das muitas vertentes da psicoterapia, a Vittude trabalha apenas com psicólogos. É possível se tornar um profissional ao completar uma formação em uma instituição reconhecida. Como há diversas linhas da psicanálise, existem diversas instituições. Já um psicólogo aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis.

O silêncio na terapia/análise

Por fim, a partir dos seus relatos, o profissional fará interpretações e compartilhará ideias. Como qualquer aspecto da vida, existem prós e contas e cabe a você decidir qual método de terapia poderá ajudá-lo a se autoconhecer, tratar transtornos mentais, superar traumas e vencer o medo. Neste caso, o paciente transfere os sentimentos que possuía por uma pessoa do passado para outra do presente.