Saber reconhecer-se dessa forma — nunca maior ou menor do que os demais, mas diferente — é algo que melhora muito o crescimento dos pequenos. Assim, a antiga ‘Pré-escola’ passou a fazer parte do Ensino Fundamental como o 1° ano do ciclo.
Está, assim, associada diretamente ao fazer pedagógico planejado a partir dos currículos estabelecidos em cada rede ou instituição. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. Visando o sucesso no trabalho com jogos para Educação Infantil, é importante utilizar essa metodologia possibilitando que as próprias crianças possam construir e ser protagonistas, como, por exemplo, os jogos de fantasia e de interpretação. Ser utilizado com intencionalidade, no entanto, não implica que o jogo passe a funcionar como uma obrigação da criança em sala de aula.
Depois de brincar, conviver e explorar, a criança vai querer contar e expressar suas experiências. Para garantir esse direito, a escola deve estimular situações para as crianças interagirem e brincarem com os colegas. A BNCC define como direito da criança a convivência com outras crianças e adultos, “ampliando o conhecimento de si e do outro”. Os direitos educacionais dos alunos que têm até 5 anos foram divididos em seis, de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil na BNCC. É importante frisar que a numeração sequencial dos códigos alfanuméricos não sugere ordem ou hierarquia entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, ou seja, fica a critério do professor elencar qual será apresentado, independente da ordem, de acordo com a realidade de cada turma.
As 4 áreas do conhecimento da BNCC do ensino médio
É uma proposta de educação que valoriza a organização do trabalho pedagógico que respeita as especificidades das crianças pequenas de se expressarem por meio de diferentes linguagens, valorizando as suas capacidades de socialização, favorecendo a autonomia e a confiança”, analisou a especialista. Na Educação Infantil, considera-se que o Educar e o Cuidar são ações inerentes e indissociáveis. As aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm as Interações e a Brincadeira como eixos estruturantes das práticas pedagógicas. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Vale reforçar que a Base não é currículo, mas sim um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais, as quais os alunos da Educação Básica devem desenvolver.
Qual é o objetivo da BNCC para a Educação Infantil?
É a exploração que permite à criança interagir de maneira edificadora com o que e quem está ao seu redor. Arte, ciência e tecnologia são exemplos de ferramentas estimulantes para dar asas à imaginação dos pequenos e descobrir o mundo. Pela nossa agenda digital a sua escola também consegue enviar qualquer tipo de recado aos pais.
O objetivo da BNCC
Caso sinta que precisa de mais exemplos, confira este artigo sobre como montar um plano de aula pronto de matemática de acordo com a BNCC. Cada componente curricular, por sua vez, reúne uma série de habilidades, representadas pelos códigos alfanuméricos, que estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento. plano de aula “Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”.
Há uma relação entre os objetivos de cada campo e as áreas do saber organizadas em disciplinas no Ensino Fundamental, uma vez que essas expressam a classificação dos conhecimentos acumulados pela humanidade. Porém, é importante evitar a antecipação da etapa seguinte à Educação Infantil, “disciplinarizando” os campos. A partir disso, destaca que as crianças desenvolvam habilidades com base em eixos norteadores da Educação Infantil fundamentais para a evolução delas por fortalecer a capacidade cognitiva e a compreensão do que acontece ao redor. A alfabetização é de extrema importância para a vida escolar da criança e, já na Educação Infantil pode ser facilitada por meio do uso de jogos. Assim, é a intencionalidade que pode oportunizar às crianças novas experiências para a promoção da Educação Formal. Além disso, os jogos também são importantes componentes de ludicidade, estabelecido na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como formativa dos eixos estruturantes da Educação Infantil.