A estrada que leva até lá já é um espetáculo por si só, com mirantes incríveis e muita vegetação nativa pelo caminho. Os quiosques oferecem petiscos, bebidas e pratos feitos a preços acessíveis, e há aluguel de cadeiras e pranchas. Como está um pouco mais afastada do centro da Barra, costuma ser menos lotada, o que a torna ideal para quem quer curtir o mar com mais sossego.
- Ela é bastante extensa, o que permite encontrar espaços mais reservados mesmo em dias de maior movimento.
- Sem dúvidas a Barra da Tijuca (ou simplesmente “Barra”) é uma das regiões que mais cresceram nesses últimos tempos no Rio de Janeiro.
- O único problema é a poluição; nem sempre o INEA recomenda o Quebra mar ou a Praia dos Amores.
- Tem como bairros vizinhos Itanhangá, Camorim, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica e Joá.
- As praias da Barra da Tijuca são um dos atrativos mais procurados por quem visita o Rio de Janeiro.
A principal atração da Barra da Tijuca é a sua extensa e bela Praia da Barra, conhecida por suas areias claras e águas cristalinas, perfeita para relaxar, tomar banho de sol e praticar esportes aquáticos. Logo ao chegar em Grumari, encontramos uma pequena e bela praia de areia limpa e livre de qualquer poluição marítima chamada Abricó. Este tradicional hotel fica localizado de frente para a praia da Barra da Tijuca, nas proximidades da icônica Barraca do Pepê, possui 63 quartos com TV a cabo, frigobar, wi-fi e cofre. Possui dois salões para eventos com capacidade para 100 pessoas e oferece aos recém-casados um enxoval especial. Localizada no bairro do Joá, que fica entre São Conrado e Barra da Tijuca, também é comumente usada por bodyboarders e surfistas, especialmente os experientes que apreciam ondas tubulares e rápidas (raramente perfeitas). A Barra da Tijuca, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, é famosa por suas praias deslumbrantes e diversidade de atrações.
O moderno Museu da Seleção foi criado para ajudar a contar a epopéia do futebol brasileiro e seu histórico vencedor em diversas competições internacionais, em especial, nas Copas do Mundo. Uniformes originais, trofeus, fotos raras, bolas e outras atrações fazem a alegria daqueles que são apaixonados por futebol. A Avenida Olegário Maciel é um dos mais famoso points da juventude descolada no Rio de Janeiro e reúne muita gente bonita espalhada pelas calçadas, pelos bares e pelas casas noturnas. O espaço ‘bastante democrático e é frequentado tanto por casais quanto por quem está buscando sua cara-metade. Construído em harmonioso projeto arquitetônico, o VillageMall talvez seja o mais categorizado shopping do Rio e vale a pena ser conhecido pelo visitante, mesmo para quem não quer gastar; vale só pelo passeio.
A Praia da Reserva possui uma beleza natural exuberante, com areias brancas e finas, cercadas por uma vegetação rica e preservada, o que proporciona um ambiente tranquilo e menos urbanizado. Além disso, a praia faz parte de uma área de proteção ambiental, o que significa que a infraestrutura é limitada. Há apenas alguns quiosques que oferecem lanches e bebidas, e o estacionamento pode ser difícil em dias mais movimentados. O mar no Pontal é calmo em algumas áreas e mais agitado em outras, o que permite diferentes tipos de atividades, desde o surf até banhos relaxantes. A infraestrutura é simples, mas eficiente, com alguns quiosques que oferecem bebidas e petiscos, além de cadeiras e guarda-sóis para aluguel.
Além disso, os parques internos como o Parque das Figueiras oferecem estrutura para prática de esportes, caminhadas e momentos de lazer com a família. O Méier é um bairro que se destaca por sua atmosfera acolhedora e opções acessíveis para moradia. Conhecido por ser um polo comercial, o bairro oferece uma infraestrutura completa com shoppings, mercados e escolas de qualidade. Suas ruas tranquilas são ideais para famílias, enquanto as conexões com linhas de ônibus e trem garantem boa acessibilidade para outras áreas do Rio. A proximidade ao mar e à natureza cria um ambiente equilibrado, perfeito para quem busca conforto em um local reservado e com fácil acesso às principais áreas da cidade. Localizado no coração da Barra da Tijuca, o Shopping Barra Garden é um dos principais centros de compras e entretenimento da região.
Barra da Tijuca: um dos melhores locais para ecoturismo no Brasil
Possui 220 lojas, 3 megalojas, 10 lojas âncora, 7 restaurantes, 6 salas de cinema e 2.000 vagas de estacionamento. Além disso tudo, no local também está o QualiStage (antigo Metropolitan), uma das maiores casas de espetáculos da América do Sul, com capacidade para 9 mil pessoas. Trata-se de um shopping voltado para as famílias e que promove vários eventos infantis. Inaugurado no início da década de 90, vem se atualizando e modernizando, incluindo novas decoração interior e fachada, além de salas de cinema Kinoplex, com tecnologia de ponta.
Grumari é parte de uma área de proteção ambiental, oferecendo uma experiência quase selvagem. A Praia da Reserva é parte de uma área de preservação ambiental, oferecendo um cenário quase intocado. Outra opção também em frente ao mar é o apartamento no Posto 6 da Praia da Barra. Um boa opção de onde ficar na Barra da Tijuca são os apart-hotéis. Ele fica próximo do Parque Olímpico, possui academia, piscina e cozinha completa.
Até dá para andar nas ruas internas e menores do bairro, mas não recomendo caminhar nas calçadas ao longo das vias expressas, porque o risco de assalto a pedestres é real. Porém, é mais comum que o deslocamento na Barra seja feito com carro, porque o bairro é enorme. Mas fique atento, porque durante os horários de pico, o trânsito costuma ser intenso. Os apartamentos de luxo na Barra da Tijuca estão entre os metros quadrados mais valorizados do mercado imobiliário. Isso se deve ao fato de que a Barra é um bairro bastante renomado, onde é possível encontrar diversos estabelecimentos famosos.
Conhecendo a Barra da Tijuca: dicas por onde começar
Localizada na Zona Oeste da cidade, essa região conta com um litoral extenso, oferecendo opções para todos os gostos, desde praias mais tranquilas até aquelas ideais para esportes radicais. Com suas águas claras e areias finas, a Barra é um verdadeiro paraíso para os cariocas e turistas que buscam relaxamento e diversão. A seguir, vamos à Avenida Lúcio Costa, também conhecida como a orla da Barra. Essa região é perfeita para quem deseja viver com os pés praticamente na areia.
Em resumo, a Barra da Tijuca representa hoje o melhor que o Rio de Janeiro tem a oferecer em termos de moradia, investimento e estilo de vida. Em primeiro lugar, vale dizer que o Jardim Oceânico atto pininfarina tem uma identidade única. Ao contrário das grandes avenidas e condomínios fechados que predominam na Barra, essa área se destaca por ruas arborizadas, calçadas largas, praças agradáveis e uma convivência mais próxima entre os moradores.
Além disso, possui um ótimo teatro, que recebe ótimos espetáculos e também shows internacionais de artistas renomados. É uma trilha relativamente difícil e bem longa que necessita de um guia experiente e bom preparo físico dos aventureiros. O ponto mais difícil e perigoso do trajeto que leva a uma das mais belas vistas possíveis da Cidade Maravilhosa é um paredão chamado Carrasqueira. Lagoa da Tijuca, Lagoa de Jacarepaguá, Lagoa de Marapendí e Lagoa de Camorim formam o complexo lagunar da Barra da Tijuca, sendo que as três primeiras se localizam no bairro de mesmo nome. Esses incríveis habitats são interligados por sistemas de canais e se conectam ao Oceano Atlântico pelo canal da Joatinga, localizado no Quebra-mar da Barra.
Apartmento na Barra da Tijuca 3 Quartos Av. do Pepê 149m2 Jardim Oceânico
Para quem possui maior poder aquisitivo, o Village Mall é o paraíso das compras de artigos de luxo. Localizada em um ponto estratégico entre a Praia do Recreio e a Prainha, a Praia da Macumba também é ótima para quem busca tranquilidade ao decidir o que fazer na Barra da Tijuca. Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens. Na região há o Parque Municipal Chico Mendes, a Praia da Macumba e a Praia do Recreio como exemplos de lugares para se visitar.
Próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema combina belezas naturais com praticidade urbana, sendo uma excelente escolha para quem busca lazer e conforto. A Barra da Tijuca é um destino incrível o ano todo, mas a melhor época para visitar é durante os meses de setembro a novembro e março a maio, quando o clima está mais ameno e as praias menos lotadas. Durante o verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas são altas, mas prepare-se para multidões nas praias. O verão carioca, de dezembro a março, é perfeito para quem busca agito e águas mornas. Além do surfe, as praias da Barra oferecem condições perfeitas para outros esportes. A Barra da Tijuca é um playground para os amantes de esportes aquáticos e atividades ao ar livre.